Press "Enter" to skip to content

Curso Contabilidade para Empreendedores

0

O curso “Contabilidade para empreendedores” visa oferecer aos participantes ferramentas para que eles possam entender “de negócio” a partir do ferramental teórico e prático da contabilidade.

Com isso, dotados desses saberes, espera-se que eles possam enxergar a contabilidade como uma grande parceira e se valer dela para melhorar a gestão dos seus empreendimentos.

Ao fazer o treinamento “Contabilidade para empreendedores” o empreendedor será capaz de:

  • Utilizar técnicas contábeis para estabelecer seu preço de venda do seu bem e serviço de forma mais técnica e racional.
  • Dimensionar os custos e despesas do seu empreendimento e, com isso, saberá gerenciar os recursos de sua empresa de forma mais eficaz.
  • Saber a quantidade de venda necessária para que haja um equilíbrio entre as receitas e os gastos da empresa.
  • Identificar qual o produto/serviço deve ter a venda fortalecida, caso você tenha mais de um bem/serviço, diante de fatores limitadores de produção.
  • Dialogar de forma mais técnica e robusta com o seu Contador para estruturar seu empreendimento de forma a pagar menos tributos de forma licita.
  • Utilizar o ferramental contábil para estruturar seu empreendimento para uma melhor gestão dos recursos financeiros.
  • Usar ferramentas contábeis para mensuração do desempenho empresarial.

Conteúdo Programático

O curso será dividido em 6 módulos, a saber:

No primeiro módulo, “a importância do tema”, trataremos da importância de entender contabilidade e como ela pode ser útil aos empresários. Nesse módulo, também falaremos da necessidade do empresário entender “de negócio” e “do negócio” e entender os principais determinantes da mortalidade das empresas no Brasil e como o empresário, através da contabilidade, pode lidar com isso.

Assim, o objetivo desse módulo é familiarizar o aluno acerca da relevância de se saber “de negócio”.

No segundo módulo, “conceitos fundamentais de contabilidade”, falaremos dos conceitos de contabilidade, suas técnicas e os principais relatórios contábeis.

Nesse módulo, abordaremos princípios contábeis importantes ao empresário. Esse módulo tem por finalidade familiarizar o estudante com a contabilidade e seus conceitos fundamentais.

No terceiro módulo, “medição do desempenho empresarial através da contabilidade”, abordaremos as principais métricas contábeis para medir o desempenho da empresa.

Com isso, através dos saberes ofertados nesse módulo, o aluno será capaz de se valer de ferramentas contábeis para medir o desempenho de sua empresa.

No quarto módulo, falaremos sobre “custos e formação de preços”. Trataremos aqui os conceitos de gastos, custos, investimento, receita e despesa, ponto de equilíbrio, margem de segurança e de contribuição.

Além disso, será abordado a classificação dos custos (fixo, variáveis, diretos e indiretos), tipos de custeio e, por fim, cálculo de preço de venda através de métricas contábeis.

Nesse sentido, espera-se que o estudante, após esse módulo, possa ter uma orientação mais racional para estabelecimento do seu preço de venda do seu produto/serviço além do dimensionamento dos custos e despesas.

No quinto módulo, “aspectos legais inerentes a constituição de empresas”, trataremos das principais formas de constituição de uma pessoa jurídica no Brasil.

Com isso, nesse módulo, espera-se que o empresário possa ter uma ideia de como orientar seu negócio a pagar menos tributo de forma licita.

Por fim, o sexto módulo será abordado “aspectos tributários das empresas”. Aqui falaremos das principais formas de tributação de pessoas jurídicas no pais e qual tributação é mais adequada diante da estrutura societária da empresa.

SIM! EU QUERO APRENDER CONTABILIDADE PARA EMPREENDEDORES!